X
X

Blog

Início/ Blog

Pode ser rosácea.

A rosácea é uma doença de pele inflamatória que afeta na sua maioria mulheres, com a pele mais clara e fina, principalmente a partir dos 30 anos. 
Na rosácea ocorre dilatação dos vasos sanguíneos à superfície, provocando vermelhidão no rosto, sobretudo nas maças do rosto, queixo e nariz, e pode ser acompanhada por ardor, comichão ou sensação de picadas, calor e/ou repuxar no rosto.

Além disso podem surgir borbulhas com ou sem pus, mas a rosácea pode ser distinguida do acne, através da idade da pessoa aquando dos primeiros sintomas, e a ausência de comedões. No acne, ao contrário da Rosácea, surgem comedões devido ao excesso de sebo, brancos quando estão fechados, e negros quando estão abertos, os famosos pontos negros.

Quando uma pessoa sofre de rosácea, a vermelhidão pode aparecer, ou ser agravada, devido a fatores externos como ambientes quentes, ou frio e vento. Estar à lareira, apanhar sol sem proteção solar, passear num dia frio e ventoso, pode ser um constrangimento para quem sofre de rosácea.

Outros fatores que podem aumentar e/ou desencadear rosácea são a ingestão de bebidas alcoólicas, bebidas quentes, alimentos picantes e/ou consumo de tabaco, assim como, fatores emocionais como stress e ansiedade.

Se acha que pode ter Rosácea deve falar com um profissional de saúde, adaptar os seus comportamentos e elaborar uma rotina de pele diária adequada. 

Prevenção é a chave!

A rosácea não tem cura mas os seus sintomas podem ser controlados, sendo que o passo mais importante passa pela prevenção. É importante conhecer a sua pele e quais os fatores que desencadeiam os sintomas, por forma a evita-los. Exemplos de comportamentos a adotar:

-Evitar a ingestão de comidas picantes e bebidas alcoólicas ;

-Proteger o rosto das radiações solares.
Deve evitar expor a pele ao sol nas horas de mais calor e/ou utilizar acessórios para proteger a pele do rosto como lenços e chapéus.O protetor solar deve passar a fazer parte da sua rotina de pele diária, todos os dias, mesmo que não esteja sol. O protetor solar deve ter um SPF mínimo de 30.

-Tratar gentilmente a pele- utilize cuidados de rosto suaves, evitando produtos que contenham sabão, álcool e outras substâncias que possam irritar a pele. 

Rotina Diária

Diariamente pode usar cremes ou emulsões específicas para peles sensíveis sujeitas a vermelhidão e/ou sensação de calor e desconforto, que vão hidratar, acalmar e atenuar a vermelhidão
Se tem a pele seca e necessita de uma hidratação extra deve escolher um creme, por outro lado se a sua pele é normal ou mista, deve optar por uma emulsão.

De manhã, depois do creme ou emulsão, deve aplicar sempre um protetor solar com um SPF mínimo de 30, adequado para pele sensível. Não esquecer de reaplicar durante o dia! 

Nas fases agudas de rosácea, quando a vermelhidão é intensa, pode usar cremes concentrados intensivos que vão acalmar a sensação de calor e desconforto rapidamente.

Como qualquer outro tipo de pele, a pele com rosácea deve ser limpa de manhã e à noite, mas neste caso deve-se evitar o uso de água.

Pode usar desmaquilhantes que não necessitam de enxaguamento, como leite e/ou emulsão de limpeza e água micelar.

Séruns ou ampolas com Vitamina C são uma boa opção para complementar a sua rotina diária, pois a Vitamina C fortalece a pele, e esta fica mais protegida dos irritantes externos e das oscilações climáticas.

 

Quando os sintomas persistem, apesar das medidas preventivas e uso de dermocosméticos adequados, deve procurar uma dermatologista, pois pode ser necessário recorrer a terapia farmacológica.